Estas inovações estão mudando a vida das pessoas, trazendo benefícios como maior conveniência, melhor qualidade de vida a um custo acessível.
Ao longo da última década uma parcela significativa da população brasileira foi diagnosticada com sífilis adquirida (78,5/100,000 habitantes), durante a gestação (27,1/1,000 nascidos vivos) ou sífilis congênita (9,9/1,000 nascidos vivos), impactando diretamente a rede de atenção a saúde do país. Embora tenha tratamento e seja curável, um paciente pode ser infectado pelo Treponema pallidum múltiplas vezes ao longo da vida e continuar a cadeia de transmissão populacional. Por outro lado, a infecção pelo HIV e o desenvolvimento da AIDS é considerada uma epidemia estável, com predomínio na população masculina, de 20 a 44 anos e que praticam sexo com homens. Embora as formas de transmissão sejam conhecidas e o tratamento torne a carga viral indetectável, a infecção pelo HIV é uma doença crônica incurável e que tem um alto impacto na qualidade de vida do paciente e alto custo de tratamento.
Os testes de triagem apresentam maior de janela imunológica (período em que o paciente está infectado, mas apresenta resultados negativos na testagem), possibilitando a ocorrência de resultados falsos-negativos. Nesse aspecto, os casos de sífilis em gestantes são particularmente graves porque podem colocar em risco o desenvolvimento do bebê e gerar sequelas importantes ou mesmo resultar em óbito durante o parto ou após o nascimento. Além da detecção de antígenos ou anticorpos, os métodos mais modernos para diagnóstico de HIV, sífilis e outras ISTs são capazes de identificar fragmentos do material genético de vírus e bactérias patogênicas, reduzindo significativamente o período de janela imunológica e a ocorrência de resultados falsos-negativos. No entanto, embora mais precisos, a adoção em larga desses métodos ainda enfrenta desafios importantes como o alto custo associado e a necessidade de profissionais especializados para realização desses exames, dificultando a sua implementação especialmente em regiões de difícil acesso ou fora dos grandes centros urbanos.
Ao longo dos anos, milhões de pessoas são acometidas por algum tipo de câncer ao redor do mundo. Induzido a partir de infecções, agentes químicos (como medicamentos ou agrotóxicos) ou agentes físicos (como a radiação UV), o câncer é caracterizado pela proliferação celular descontrolada que ocorre após o acúmulo de danos no DNA que resulta na maior suscetibilidade a infecções e o consumo de nutrientes importantes para outras células.
O diagnóstico precoce dos diversos tipos de câncer tem se provado um aliado importante para alcançar a cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos. O desenvolvimento de novas estratégias de quimioterapia, radioterapia e a terapia com anticorpos monoclonais tem mudado para melhor o tratamento e o prognóstico desses pacientes. No entanto, o desenvolvimento de novas estratégias para o diagnóstico frequentemente está associado a realização de exames e procedimentos na alta complexidade, aumentando o custo operacional e dificultado o acesso da população em geral a essas ferramentas.
Copyright © 2023 LAD INNOVATION – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.